|
Hung Gar |
![]() |
Representante: Mestre Li Hon Ki
Histórico:
Quando o Templo Shaolin de Fukien foi saqueado e destruído pelas tropas do império Yung Ching em 1700 (Dinastia Ching), o seu estilo de kung fu deixou de ser exclusividade deste templo. Qualquer pessoa ligada ao Templo Shaolin era vista e perseguida como rebelde. Alguns monges escaparam (Gee Sin, Ng Mui, Pak Mei, Miu Hin, Fung To Tak), mas tiveram que abandonar Shaolin para sempre. Os monges se espalharam pela China depois da queda do Templo. Eles continuaram a praticar kung fu e treinar rebeldes com a esperança de expulsão dos invasores Chings. Um rebelde chamado Hung Hei Kun aperfeiçoava suas habilidades de luta no Templo antes da destruição. Ele não era monge, mas um mercador de chá, e por causa de suas habilidades superiores de luta e atuação como revolucionário, foi tutelado pelo Abade Gee Sin (conhecendo-o no Templo Tai Fa Ti, na cidade de Gon Jal, no Cantão), que tinha também como aluno um barqueiro de nome Leung Yee Tei, ao qual ele ensinou as técnicas de bastão longo. Deve se mencionar que esse barqueiro era um dos precursores do estilo Ving Tsun, sendo daí que esse estilo tirou suas técnicas de bastão. |
Depois de ter treinado no Templo e escapado para a região sul da China, Hung adaptou o estilo que aprendera para as condições climáticas, geográficas e as estruturas corporais dos chineses do sul. Os chutes altos e rápidos, típicos do norte eram inapropriados para os habitantes do sul, que eram fisicamente mais baixos que os do norte. O terreno instável e as precárias condições dos juncos chineses eram uma barreira adicional para o aprendizado do tradicional kung fu de Shaolin, no sul do país. O nome foi mudado para esconder as origens do estilo; aquele que fosse pego praticando um sistema Shaolin poderia ser executado. Após a aprendizagem Hung mandou seus discípulos para que fossem organizar outros grupos, ensinando-lhes as técnicas.
A arte de combater desses rebeldes foi chamada de Hung Gar também conhecida pelos nomes de Hung Ca, Hung Kuen, Hung Gar Kuen, Hung Gar Kuen Shu, Hung Gar Kuan, Hung Chia Pai. O nome "Hung" não tem significado preciso na língua ocidental. Muitos obtêm a tradução errônea de "coragem" ou "vermelho" que possuem o mesmo som de pronúncia do referido estilo. Esta palavra possui um nível de abstração muito alta, por isso a dificuldade de se conseguir uma tradução exata. Mas a palavra é nada mais, nada menos que o sobrenome do fundador do estilo, Hung Hei Kun, apesar disto, muitos acreditam fielmente que o "Hung" da expressão, significa "vermelho" justificado pela cor predominantemente vermelha das calças e das canoas dos pescadores integrantes no estilo.
Infelizmente o número de rebeldes nunca foi tão numeroso que permitisse derrotar a dinastia Ching. Hung foi perseguido e teve que se refugiar nas casas de Ópera Chinesa, onde começou a ensinar suas técnicas (nas Óperas Chinesas já existia o Kung Fu). Finalizada a Revolução Chinesa, muitos mestres emigraram junto com os partidários de Chan Kai Chek, fugindo do exército comunista, refugiando-se em Taiwan e Hong Kong, a capital mundial do Kung Fu. Nos últimos cem anos, em Cantão, região Sul da China, existiram dez mestres que se destacaram por sua habilidade inigualável. Por alcançarem grande fama, chegaram a serem conhecidos como os "Dez Tigres de Cantão". Dentre eles, cinco eram mestres de Hung Gar: Tií Kiu San, Sou Rak Fuú, Sou Rak Jií, Wong Lin e Wong Fei Hung.
A China é um país de grande extensão territorial e é dividida pelo Rio Amarelo em duas partes: Norte e Sul. Cada região possui características de relevo e clima diferentes entre si. Da mesma forma, as artes marciais chinesas podem ser divididas em Norte e Sul, cada qual com características próprias. Dessa maneira, todas artes marciais desenvolvidas no Sul da China denominam-se Shaolin do Sul ou Nanquan (punho do sul), tendo aproximadamente 500 estilos diferentes, entre eles os 5 principais são: Hung, Lau, Choy, Lai e Mo, sendo que todos os estilos do Sul derivam ou possuem sua origem nestes cinco, como por exemplo: Choy Lai Fu, Pak Hok, Pak Mei, Lau Gar, Hung Gar, Choy Gar, entre outros.
O Hung Gar, diferentemente dos outros estilos que surgiram, pretende ser a forma original inalterada como era ensinada no Templo Shaolin. O motivo desta pureza, alegada por este estilo, remonta ao seu fundador (Hung Hei Kun), que passou a maior parte de sua vida estudando com dois monges de Shaolin. Um de seus professores, Gee Sin, era um mestre no estilo da "Mão Comprida" (chamado também de "Punho Longo") ensinado no mosteiro; E o outro, Fong Wing Chuen, era um perito na arte da "Mão Curta" ("Punho Curto"). Hung combinou os dois estilos para reconstruir fielmente os métodos ensinados no Templo Shaolin (com as devidas alterações). Hoje a escola se baseia nas técnicas dos Cinco Animais (Tigre, Águia, Dragão, Garça, Leopardo e Serpente), descobertos por Pai Yu-Feng e Chueh Yuan (que revitalizou a arte no século XIV) com ênfase particular no Tigre e Garça.
Tradicionalmente, o aluno deve primeiramente adquirir uma postura sólida; Durante no mínimo seis meses ele deve praticar a posição e postura árdua do Cavalo, mantendo-a quarenta e cinco minutos por dia. Um antigo provérbio sintetiza a necessidade da postura do Cavalo dizendo: "Antes que você aprenda a subjugar outros, você tem que aprender a ficar de pé".
No final deste, não só as pernas do aluno estão mais fortes, como seu centro de gravidade esta mais baixo, tornando-o um obstáculo imóvel para um homem normal. Além desse treinamento, o aluno deve estar desenvolvendo seus poderes interiores chamado Chi Kun, ("imunidade") tradicional nesta escola. Ser forte fisicamente não é exatamente o bastante. Desenvolver o Chi é considerado muito superior. Assim como ser altamente valorizado pelo seu aspecto saudável. Então aquele que esteja interessado em aprender Kung Fu Shaolin tradicional está disposto a uma enorme quantidade de trabalho, combinado com um extenso programa de exercícios físicos.
Principais Características:
O Hung Gar caracteriza-se por utilizar técnicas simples, com uma base de pernas muito forte, destacando o uso das técnicas de mão (palmas, garras e punhos), a constante utilização do antebraço e a canela tanto para defesa quanto para o ataque, o uso das técnicas de pernas (na maior parte das vezes na altura das costelas para baixo) e rápidas técnicas de quebramento quando há oportunidade.
Sua principal característica é a utilização do ataque e defesa ao mesmo tempo. É muito conhecido como o “Estilo do Tigre” ou “Garra de Tigre”, embora o tigre seja um de seus componentes enfáticos. Possui dez sub-estilos incorporados a ele, os cinco animais e cinco elementos:
§ Cinco Animais:
1. Tigre: fortalece ossos e musculatura, enfatiza as técnicas de agarre e quebramento.
2. Dragão: aperfeiçoa o Chi através da respiração.
3. Leopardo: desenvolve os reflexos e a velocidade.
4. Garça: utiliza-se de saltos, chutes e técnicas de “punho longo”.
5. Serpente: utiliza-se das posições mais baixas e ataques por baixo da guarda.
§ Cinco Elementos:
1. Metal: controla a energia para baixo.
2. Madeira: controla a energia circular.
3. Água: controla a energia para cima.
4. Fogo: controla a energia reta para frente e para trás.
5. Terra: controla a energia para direita e esquerda.
Enquanto os animais cuidam das habilidades físicas, os elementos controlam as direções em que podem ser conduzidas a energia e a força de combate.
O estilo se tornou famoso, entre outras, nas seguintes características:
- Baixas posições, típicas do kung fu sulista. Um exemplo é o "Cavalo de 1000 quilos". Técnica de aperfeiçoamento da Posição do Cavalo (Ma Pou); diziam que para mover quem dominava essa técnica seria como mover 1000 quilos.
- San Sing, ou "Bloqueio de Três Estrelas". Esta é uma técnica que faz do praticante de Hung Gar ter antebraços extremamente resistentes a impactos, por condicionamento dos ossos, vasos sanguíneos, músculos e tendões. Permite que o praticante defenda golpes machucando o adversário sem se machucar.
- Mo Ying Guek, ou "Chute que não sai da sombra". Este chute foi desenvolvido pelo Mestre Wong Fei Hung. O nome se deve ao ataque ser feito com uma perna à mostra do adversário com extrema rapidez, sendo que esta perna aparentemente não atacaria, por isso o nome.
- Kiu Sao, ou "Mãos de Ponte". Técnica que dá as mãos uma inacreditável firmeza e estabilidade. Um grande mestre nesta técnica foi Tií Kiu San (Ponte de Ferro), que uma vez resistiu a força de três homens agarrados a cada um de seus braços.
Wong Fei Hung é considerado um herói dentro do kung fu chinês, sua fama espalhou-se por toda China e seus feitos foram imortalizados em vários filmes.
As 12 principais armas são:
1. Twin Kuan (bastão curto com corda) 2. Cheng Kuan (bastão longo) 3. Tou (facão chinês) 4. Liang Qui Kuan (bastão de dois segmentos) 5. Tchian (lança) 6. Woo Dip Tou (facas borboleta) |
7. Qiin (espada reta) 8. Ii Tou (facão duplo) 9. Daai Pa (tridente) 10. Kau jie bien (corrente de nove segmentos) 11. Si Mei Kuan (bastão rabo de rato) 12. Ii Qiin (espada dupla) |
Katis mais importantes na Linhagem do Mestre Li Hon Ki:
-Kon Ti Poh Fu
-Fu Hok Seung Ying (tigre e garça)
-Tit Sin Kune (linha de ferro)
-Lau Gar (família Lau)
-Lau Gar Kuan (bastão da família Lau)
-Ng Long Pa Kua Kuan (bastão Pa Kua, "Si Mei Kuan - Bastão Rabo de Rato")
Graduação: (Até o 1º Duen)
1º Faixa branca: - Kati Lau Gar - Twin Kuan (básico, 5 técnicas de ataque e defesa)
3º Faixa verde: - Kati Kon Ti Poh Fu – completo - Kati de Liang Qui Kuan
5º Faixa marrom: - Kati de Tou (facão chinês) - Kati de Tchian (lança)
7º Faixa preta 1º Duen - Kati de Quiin (espada reta) |
2º Faixa branca ponta verde: - Kati Kon Ti Poh Fu, 1º parte. - Básico de Cheng Kuan (bastão longo) - Aplicação de Cheng Kuan - Básico de Tou (facão chinês)
4º Faixa verde ponta marrom: - Aplicação do Kon Ti Poh Fu (toi sao de tigre) - Kati Lau Gar Kuan (bastão da família Lau)
6º Faixa marrom ponta preta: - Kati Fu Hok Seung Ying (tigre e garça) - Aplicação do Kati Fu Hok |
Após a Faixa Preta 1º Duen o Praticante terá a oportunidade de escolher 2 Katis para cada Duen adicional, dentro de uma lista de katis extracurriculares, abaixo alguns exemplos:
- Kati Wu Xi Kuan (cinco animais)
- Kati de Ii Tou (facão duplo)
- Kati Hou Kuan (bastão de macaco)
- Kati de Daai Pa (tridente)
- Kati de Kau jie bien (corrente de nove partes)
- Kati Sap Ying Kuan (5 animais e 5 elementos)
- Kati Ng Long Pa Kua Kuan (bastão Pa Kua, "Si Mei Kuan - Bastão Rabo de Rato")
- Técnicas de Mudjong (boneco de madeira)
- Kati de Ii Quiin (espada dupla)
1ª Geração: Principais Características: (Templo Shaolin) 2ª Geração: Hung Hei Kun3ª Geração: Lo Hay Choy 4ª Geração: Wong Kay Yen 5ª Geração: Wong Fei Hung6ª Geração: Lang Sey Wink 7ª Geração: Lam Jo 8ª Geração: Li Hon Ki |
![]() |
|